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Tradição e confiança há mais de 20 anos

No caso de empréstimos, a fraude mais comum é a solicitação de pagamento antecipado para conseguir um empréstimo.

Geralmente, alegam que, como o cliente está negativado ou tem baixo score (pontuação) de crédito, é preciso que seja feito pagamento antecipado para garantir a liberação do empréstimo.

A justificativa é que, com isso, é possível conseguir um “fiador” ou avalista para o empréstimo. Essa é uma prática ilegal e naturalmente fraudulenta.

Para não cair nos golpes de empréstimo pela internet, é necessário ter alguns cuidados antes de seguir com a contratação.

Como reconhecer golpes de empréstimo pela internet?

1) Nunca faça pagamento antecipado!

Os bancos, as financeiras e seus representantes oficiais (correspondentes bancários) nunca pedem pagamento adiantado para liberar empréstimo.

É desta forma que os fraudadores aplicam os golpes de empréstimo pela internet, sendo que, geralmente, estes pagamentos são solicitados em conta corrente de pessoa física.

Outra forma de fraude é pedir dinheiro para cobrir despesas de cartório, correios, motoboy e outras atividades paralelas para liberação da documentação do empréstimo. Nunca faça pagamento para nenhuma atividade paralela ao empréstimo.

2) Navegue pelo site

Conheça a seção “Quem somos”, “Política de Privacidade” e “Termos de uso”. Nos sites fraudulentos, quase sempre esses conteúdos são básicos ou mal escritos.

Além disso, é comum existir erros de português e imagens de baixa qualidade nas diversas páginas do site.

Não se engane com o uso de falsos depoimentos de clientes, que na maioria das vezes são mal identificados e dizem maravilhas dos serviços.

Nos sites fraudulentos dificilmente constam telefones fixos que podem ser verificados para confirmar a real existência da empresa. Também é comum que eles não apresentem endereços, salvo nos casos em que se trata de site que esteja copiando as informações de uma empresa idônea, o que pode ser percebido por outros fatores, explicados nos próximos tópicos.

3) Procure o certificado de segurança

Os sites fraudulentos geralmente não têm certificado de segurança que é um cadeado verde fechado que aparece no endereço do site quando acessado.

Para ter este certificado, o site passa por processo de auditoria e certificação, o que garante sua legalidade.

4) Busque no Google

Faça uma busca mais detalhada sobre o site que está oferecendo o empréstimo. Procure também nas redes sociais, em notícias, blogs, e no Reclame Aqui (site de reclamações).

Caso não encontre nada sobre o site que oferece empréstimo, está aí um forte indício de fraude. Observe também os tipos das reclamações: veja se elas levantam indícios de golpe ou apenas estão relacionadas a detalhes de operação da empresa.

Pela natureza da operação, uma instituição financeira ou um correspondente bancário pode receber reclamações por motivos que não caracterizam fraudes, como em crédito não aprovado, sobre eventuais atrasos no contato ou no retorno com o cliente ou questões relacionadas às condições do empréstimo, como valor do empréstimo, prazo ou taxa de juros, entre outros.

Verifique ainda se as reclamações são respondidas pela empresa: enquanto as confiáveis retornam o contato, as fraudulentas ignoram as queixas.

5) Confira se a empresa está autorizada a realizar empréstimos

O contrato de empréstimo só pode ser concedido por instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil.

Além disso, somente os correspondentes bancários podem se relacionar com clientes em nome das instituições financeiras.

Portanto, não confie em contratações oferecidas por empresas que não sejam bancos, financeiras ou seus representantes oficiais.

6) Apure a fundo sobre a empresa

Para atrair as pessoas, os sites fraudulentos costumam se passar por empresas sérias, utilizando seus dados cadastrais (CNPJ, a razão social e até endereço).

Essa prática por si só já representa um crime de falsidade ideológica contra as empresas reais e idôneas, proprietárias destes dados cadastrais.

Dentre os dados apresentados nos sites fraudulentos, somente o telefone celular e/ou e-mail e/ou WhatsApp pertencem aos fraudadores, canais pelos quais entram em contato com o cliente e por onde cometem os golpes.

Pesquise na internet se não existem outros sites com nome parecido com aquele da empresa que está te contatando (exemplo: para uma empresa chamada ABC podem se apresentar diversos sites, como: www.abcfinanceira.com.br ; www.abcfinanceira.com ou ainda www.abcbanco.com.br). Caso existam, tome cuidado para saber qual deles é o verdadeiro e quais são os fraudadores e abra cada um deles diretamente na barra de endereços de seu navegador, não utilizando o Google ou outro site de busca para abri-los.

Cuidado com pessoas que oferecem empréstimos ou serviços através de telefone, SMS, WhatsApp ou outras redes sociais, se apresentando como bancos ou financeiras. Não passe suas informações pessoais a elas antes de ter certeza sobre a sua ligação com as empresas que ela diz representar.

7) Enviei meus dados e me arrependi. E agora?

Muitos fraudadores pedem seus dados antes de fazer o pedido de pagamento antecipado e até enviam um contrato em seu nome para assinatura. Assim que recebem seus dados ou o contrato assinado, fazem o pedido de pagamento. Caso você desconfie de algo somente depois disso e decida cancelar o pedido de empréstimo, é comum que os fraudadores te apresentem cobrança de multas por “quebra de contrato”, ameaçando incluir seu nome nos serviços de proteção de crédito e tomar ações judiciais para cobrança.

O que fazer ?

Caso você tenha somente enviado os seus dados, simplesmente pare de se comunicar com eles e faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima o mais breve possível.

 Caso você já tenha assinado um contrato, ignore, pois na grande maioria dos casos ele contém erros que já fazem com que ele seja inválido e em todo caso, é assegurado por lei seu direito à recusa do empréstimo em caso de arrependimento, desde que seja informado ao banco ou instituição que o concedeu em até 7 dias da data do recebimento do empréstimo. De qualquer modo, não trate mais nada com eles, interrompa qualquer comunicação e faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima o mais breve possível.

Infelizmente não há o que fazer sobre os dados já enviados, cabendo à Polícia a investigação e as ações legais para enquadramento dos fraudadores.

Você tem mais alguma duvida?
Então fale com a gente!

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